Noções Básicas
Ventilação:Coloque suas plantas de preferência em local arejado e com circulação de vento, evitando o chamado "Vento sul" no inverno.
Umidade:Em dias quentes, a umidade relativa do ar é menor, por isso é necessário manter o ambiente úmido e molhar não apenas a planta, mas também o própio ambiente.
Rega:De um modo geral, a orquidea deverá ser regada somente quando seu substrato estiver completamente seco.Não use a mesma água em que foi mergulhado um vaso, para outro, pois, se no primeiro houver fungos nocivos à planta, o outro vaso irá se contaminar.
Adubação:Os adubos complementam, com a água, a alimentação das plantas, auxiliando-a a desenvolver toda a sua potencialidade.Os adubos podem ser sólidos, solúveis ou liquidos.ADUBAÇÃO EM EXCESSO é prejudicial e pode até matar as plantas.Os adubos sólidos, não solúveis, devem ser colocados diretamente nos vasos, evitando tocar na planta.Usualmente é usada uma colher a cada 3 meses, não deixando formar uma crosta na superfície do substrato. Os adubos sólidos solúveis são usados normalmente na quantidade de uma colher por litro de água. Os adubos líquidos devem ser usados conforme as especificações dos fabricantes.
Pragas:Pulgões,cochonilhas,lesmas e caracóis são as mais comuns.Você pode limpar suas plantas lavando-as com água, sabão de coco e uma escova de dentes bem macia. Isto geralmente elimina as cochonilhas e pulgões. Lesmas e caracóis podem ser retirados manualmente. Somente recorra ao uso de defensivos tipo fungicida,insenticida ou acaricidas (produtos químicos) sob orientação de um especialista.